Contacto com produtores de uva lesados pelo calor excessivo

A Deputada do PCP, Paula Santos, visitou na passada segunda-feira, 22 de Outubro, a Associação de Agricultores do Distrito de Setúbal, em Poceirão.

Após a visita seguiram-se contactos com produtores de uva no Lau, Fernando Pó e Gâmbia. Nos referidos contactos a Deputada ficou a conhecer os elevados prejuízos que vão entre 50 e 80% de perda em relação ao ano anterior. A solução apontada, considerada insuficiente porque não cobriria sequer os gastos tidos na produção, são os seguros, mas os pequenos produtores de uva não suportam mais gastos, pois os factores de produção são já bastante elevados.

A deputada Paula Santos foi também informada que a Direcção da Associação de Agricultores, após reunião com os associados lesados, enviou um ofício ao Governo (Ministério da Agricultura) dia 24 de Setembro, a reivindicar activação dos apoios no sentido de cobrir os prejuízos causados. Oficio esse que não teve qualquer resposta por parte do Governo.

Da Deputada Paula Santos ficou a palavra de que irá interceder junto do Governo para que no mais breve tempo possível seja activado o respectivo apoio, sendo uma situação excepcional as medidas também terão de ser excepcionais, concordando também que os seguros não sendo solução, seriam insuficientes e não cobririam a totalidade dos prejuízos.