PCP questionou Governo sobre suposta venda da Lusosider

Veio a público a intenção da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), de maioria de capital brasileiro, de vender a empresa Lusosider.

A Lusosider é uma empresa da área siderúrgica, que produz e comercializa aços planos. No fundamental, os produtos planos aí produzidos são utilizados na construção civil, indústria de mobiliário metálico, na indústria de embalagens e no setor automóvel.

A Lusosider é criada em 1996 na sequência da privatização da Siderurgia Nacional. Importa conhecer qual o acompanhamento do Governo a esta empresa, mas igualmente a defesa da produção nacional e manutenção da laboração da empresa e a salvaguarda dos respetivos postos de trabalho. Assim, os deputados do PCP eleitos pelo distrito de Setúbal colocaram as seguintes questões ao Governo:

1. O Governo tem conhecimento da intenção de venda da empresa Lusosider pela CSN?

2. Qual o acompanhamento que o Governo tem feito em relação à Lusosider? Foram atribuídos apoios à Lusosider? Em caso afirmativo que apoios foram atribuídos, valores, com que objetivo e grau de execução dos compromissos assumidos pela empresa?

3. No âmbito deste processo, que diligências pretende o Governo tomar para assegurar a continuação da atividade da empresa e a salvaguarda dos postos de trabalho?