PCP questionou Governo sobre encerramento do balcão da CGD no Lavradio

Os deputados do PCP eleitos pelo distrito de Setúbal tiveram conhecimento da intenção de encerrar a Agência da Caixa Geral de Depósitos no Lavradio, concelho do Barreiro.

O eventual encerramento do balcão da Caixa Geral de Depósitos do Lavradio será muito prejudicial, não só para a população do Lavradio, que perde um serviço público, mas também para a população do Barreiro, devido ao aumento da afluência ao balcão do Barreiro. Com o encerramento no ano passado do balcão da Caixa Geral de Depósitos na Verderena já se sentiu um aumento do tempo de espera no balcão no Barreiro, portanto se encerrar também o balcão do Lavradio, os constrangimentos aumentarão.

Estima-se que o Lavradio tenha cerca de 15 mil habitantes, tendo vindo a crescer a população idosa. O pagamento das reformas e pensões de muitas pessoas é através da agência da Caixa Geral de Depósitos, caso se concretize o seu encerramento, os transtornos em particular para os idosos serão enormes.

Não se vislumbra uma motivação racional para o encerramento do balcão da Caixa Geral de Depósitos no Lavradio, mas as suas consequências são muito negativas, ao deixarem este território ao abandono e ao concentrar a atividade num balcão que hoje já funciona com dificuldades.

O encerramento deste balcão pode mesmo ser prejudicial para a Caixa Geral de Depósitos, porque conduz à perda de atividade, deixando espaço para que outras entidades bancárias privadas apareçam, ocupando assim a área de intervenção do banco público.

Sendo a Caixa um banco público, tem obrigações de serviço público junto da população e desempenha um importante papel no desenvolvimento da economia.

Os deputados do PCP Paula Santos, Francisco Lopes e Bruno Dias, quiseram saber quais as razões que motivam o encerramento da agência da Caixa Geral de Depósitos no Lavradio e se foram avaliados os impactos desta decisão na acessibilidade da população a este serviço público. Também quiseram saber se foram avaliados os impactos ao nível da economia.

Os deputados comunistas também questionaram o Governo para saber se foram acautelados os direitos e os postos de trabalho dos trabalhadores e se, perante toda esta situação, pondera manter a agência da Caixa Geral de Depósitos no Lavradio em funcionamento.

O Gabinete de Imprensa da DORS do PCP