Encaminhamento de grávidas para Lisboa

O PCP questionou Governo sobre o encaminhamento de grávidas do Hospital Garcia de Orta e Centro Hospitalar Barreiro/Montijo.

Nos últimos meses, por diversas vezes tem sido noticiado que o Hospital Garcia de Orta e o Centro Hospitalar Barreiro/Montijo acionam o plano de contingência e encaminham, por determinados períodos, as grávidas para outros hospitais da região ou para Lisboa. Esta não é uma situação nova. Há alguns anos que estes estabelecimentos hospitalares devido à falta de médicos de ginecologia/obstetrícia no serviço de urgência de obstetrícia encaminham as mulheres grávidas para outros hospitais.

Por exemplo num comunicado do Hospital Garcia de Orta, refere que«a dificuldade de contratação de médicos da especialidade não é exclusiva daquela unidade hospitalar e que constitui um problema a nível nacional, mas alega que tem tentado recrutar mais profissionais de diversas formas e prevê que o problema esteja resolvido a "breve prazo".»

Estas situações resultam de desinvestimento no Serviço Nacional de Saúde por sucessivos governos que levou a uma depauperação dos serviços públicos de saúde.

Os deputados do PCP, Paula Santos, Francisco Lopes e Bruno Dias, questionaram o Governo para saber saber que medidas estão a ser ponderadas para assegurar que o Hospital Garcia de Orta e o Centro Hospitalar Barreiro/Montijo sejam dotados dos meios humanos, neste caso de médicos da especialidade de ginecologia/obstetrícia, de forma a assegurar o adequado funcionamento dos serviços.