Da visita ressaltou a importância ambiental, pedagógica e cientifica das Salinas no contexto da região e do país.

A Fundação das Salinas do Samouco pese embora os elevados investimentos feitos e o trabalho meritório que faz, designadamente na preservação da identidade marcada pelo trabalho nas salinas e do seu cariz educativo (600 visitantes em 2011 e já mais de 1.000 visitantes no corrente ano) e de não receber um cêntimo do Orçamento de Estado, consta da lista das Fundações a extinguir passando as suas atribuições para o ICNF (instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) que, entretanto, já se mostrou contra todo este processo.

Também a Câmara Municipal de Alcochete, que tem assento no Conselho de Administração mostrou total oposição a esta extinção.

Esta é mais uma das manobras do Governo PSD/CDS para ludibriar o povo português no que respeita ao suposto corte das despesas.

Numa fase em que se pode consolidar e desenvolver com mais investimento a intervenção desenvolvida pela Fundação, os projetos de educação ambiental, as hortas comunitárias, a promoção da atividade das salinas e até da sua produção, tudo isso é agora posto em causa num quadro de indefinição, bloqueio e desmotivação, face à perspetiva de extinção e desaparecimento desta estrutura.

É também relevante, lembrar que a própria comparticipação, pelo Fundo de Coesão, para o investimento da construção da Ponte Vasco da Gama, teve como contrapartida a exigência do cumprimento de critérios ambientais, especificamente na preservação e defesa deste território. A criação desta Fundação, e a intervenção que tem vindo a desenvolver, corresponde à concretização desse compromisso pelo Estado Português. E segundo os alertas que nos foram transmitidos, a decisão de extinguir esta Fundação, e de interromper o trabalho que ali se desenvolve, pode no limite colocar implicações muito sérias quanto à consideração desses fundos comunitários e sua aplicação.

A Comissão Concelhia do PCP mostra-se, deste modo, frontalmente contra a extinção da Fundação das Salinas do Samouco pelo atentado ambiental que representa e por não compactuar com esta política cega de cortes.