O Executivo da Comissão Concelhia saúda os milhares de eleitores da CDU, em especial os jovens que no concelho do Seixal votaram maioritariamente na CDU, muitos dos quais confiaram pela primeira vez o seu voto a esta força, e afirma-lhes que aqui encontrarão o sentido e a exigência de mudança na política nacional que abra um caminho de esperança numa vida melhor.

O Executivo da Comissão Concelhia realça a forte condenação e pesada derrota imposta pelo povo aos partidos do governo (PSD/CDS), assim como aos partidos da troika (PS/PSD/CDS) subscritores do pacto de agressão, que juntos não chegaram aos 60% dos votos, o que se traduz na mais baixa votação de sempre desses partidos no seu conjunto.

No Concelho do Seixal, a CDU reforçou significativamente a sua votação, obtendo mais 1527 votos que em 2009, ou seja, mais 13%, aumentou a sua percentagem de votos de 24,65% para 28,20%, e confirmou-se como a primeira força política no Distrito de Setúbal.

O resultado obtido pela CDU a nível nacional traduziu-se num forte crescimento da sua votação, no aumento da sua percentagem eleitoral (de 10,7% em 2009 para 12,7%) e no aumento de 2 para 3 deputados.

Este resultado, dando expressão à corrente de apoio que a campanha testemunhou, confirma a CDU como uma força a crescer, indispensável ao país e à solução dos problemas nacionais. Um resultado tão mais significativo quanto corresponde à maior percentagem eleitoral obtida pela CDU nos últimos 25 anos.

Confirmando o sentido de avanço e crescimento eleitoral da CDU dos últimos actos eleitorais, o resultado agora obtido demonstra que, com o prosseguimento da luta, é possível derrotar a política de direita, derrotar o governo PSD/CDS e abrir caminho à constituição de um governo patriótico e de esquerda, que cumpra a Constituição de Abril, devolva ao país o que é do país, e aos trabalhadores, pensionistas e reformados tudo o que lhes foi roubado.

Com o excelente resultado obtido, a CDU emerge destas eleições, com redobrada confiança, como a mais sólida garantia de dar expressão às aspirações dos trabalhadores, da juventude e do povo português a uma vida digna e justa e de inscrever no horizonte próximo o objectivo de uma outra política e um outro rumo para o país.

Um resultado com um significado e expressão tão mais importante quanto construído a partir de uma campanha de massas e de contacto directo que, baseada na empenhada e militante intervenção dos candidatos, dos militantes e de milhares de activistas, dirigida à mobilização e esclarecimento dos eleitores, teve de vencer desânimos e resignação provocados pela política de direita e uma ostensiva linha de desvalorização da CDU.

A CDU foi a única força política que se preocupou com a vida das pessoas percorreu as empresas, locais de trabalho e as ruas para contactar com os trabalhadores, os pensionistas, os reformados, os desempregados e as populações, para os esclarecer sobre o que verdadeiramente estava em causa nestas eleições, a divulgar as suas propostas e ouvir o sentimento de quem sofre a brutal violência das políticas e das medidas de austeridade impostas pelos sucessivos governos do PS e PSD/CDS.

O Executivo da Comissão Concelhia exorta os trabalhadores e o povo a apoiarem a moção de censura ao governo que o PCP irá apresentar na Assembleia da República e a intensificarem a luta, condição fundamental para derrotar o governo PSD/CDS, a sua política e as suas medidas de austeridade, para travar o agravamento da legislação de trabalho que ele tem em marcha, para defender a contratação colectiva e para repor os salários, pensões e outros direitos roubados.

Seixal, 26 de Maio de 2014

O Executivo da Comissão Concelhia