Sobre a distribuição de lucros pela Administração Lisnave

Comunicado de imprensa sobre Lisnave

Sobre a distribuição de lucros pela Administração Lisnave

O anúncio pela Administração da Lisnave de distribuir 2 Milhões de Euros de lucros pelos trabalhadores não consegue ocultar duas questões, a crescente exploração, e a enorme precariedade existente no Estaleiro Naval da Mitrena.

Primeira questão – Os €7.074.968,39 de lucros obtidos em 2022 pela empresa são em primeiro lugar fruto do esforço, elevado profissionalismo e nível técnico dos trabalhadores, um esforço, profissionalismo e nível técnico que não tem correspondência nos salários pagos aos trabalhadores.

Segunda questão – Importa ainda ter presente que no Estaleiro Naval da Mitrena trabalham em média cerca de 2000 trabalhadores por dia, 2/3 dos quais por conta de empreiteiros, onde predomina a precariedade laboral.

Sobre o prémio/gratificação de balanço e a imagem que dele se pretende dar, importa deixar claro que:
Que o premio/gratificação de balanço é uma forma de empresa gratificar os trabalhadores e sócios-gerentes pelos resultados positivos que a empresa alcançou num determinado ano, e ao fazê-lo pode ainda diminuir o valor a pagar de IRC.

No caso do Grupo Lisnave o prémio/gratificação de Balanço que a empresa pretende atribuir, para além de não ter um valor igual para todos, os directamente ligados à produção são sujeitos a avaliação.

Para a DORS do PCP é claro, por mais que alguns queiram apresentar esta medida da Lisnave como um acto bondoso e preocupado, o que fica claro com esta decisão é que o Grupo Lisnave deve e pode aumentar os salários dos trabalhadores num valor que para além de repor o poder de compra perdido com a inflação signifique ainda um efectivo aumento salarial, e que é urgente, possível e necessário dar passos firmes no fim da precariedade.

O Executivo da DORS

13 de Abril de 2023