A Região de Setúbal estará representada através das lutas dos trabalhadores e das populações e das propostas do PCP para a Região, numa exposição, bem como através da gastronomia e da música que aqui se produz

A Festa do Avante! Reveste-se de particular importância não só para os militantes comunistas e seus amigos que, durante longos meses realizam generosamente as muitas tarefas que permitem ter de pé este fraternal convívio, mas também para os visitantes da Festa e as populações desta Região, pois ai poderão encontrar as propostas do PCP para o País e para a Região, nomeadamente através da visita à exposição política do espaço da ORS que dará a conhecer as conclusões da 7ª Assembleia da Organização Regional de Setúbal do PCP, bem como dos dois debates que se realizarão nas manhãs de Sábado e Domingo.

Nos diferentes espaços da Festa do Avante! A cultura regional irá marcar a sua presença, destacando-se a presença no Avanteatro da Companhia de Teatro “O Bando” com a peça “Cabeça de pregos sem cabeça”, no Palco Arraial o “Grupo de Recolha Etnográfica do ARPILF”, no Palco dos Novos Valores a actuação dos “Moes Implosion” (Montijo) e no Palco de Setúbal um conjunto alargado de artistas: “Não espalham o seu canto” (grupo de cavaquinhos), as “Cantadeiras da Alma Alentejana”, “Tudo bem”, “Vid´airada”, “Entretantos”, Instalação Teatral “Noite”, “Aganjú: Ritmos da Terra”, “Oludum Mare”, “Toni da Costa e Amigos”.

O artesanato da Região terá também o seu papel na partilha que a Festa do Avante! preconiza: da olaria ao ferro, dos azulejos pintados até aos bolos e licores tradicionais da Região, nada faltará.

E como não poderia deixar de ser os produtos da terra e do mar terão lugar de destaque nos roteiros gastronómicos dos visitantes da Festa. Os petiscos (sopa alcochetana, sopa caramela, tortas de Azeitão, queijos), e o Arroz de Polvo, a Massada de Peixe, o Arroz de Tamboril, o Choco Frito, os mariscos de Sesimbra, e os churrascos da Moita brindarão com os afamados vinhos da Região.

A folia, a partilha de valores, a discussão e afirmação políticas farão novamente da Festa do Avante! o mais importante acontecimento político-cultural do País.

Tendo em conta as políticas de direita com que temos sido confrontados pelo Governo PS/Sócrates,  assim como a falta de investimento na Península de Setúbal, a Festa do Avante! será novamente o palco das lutas levadas a cabo nesta Região, e contribuirá para levar mais alto as justas reivindicações dos trabalhadores e populações.

O Executivo da DORS do PCP