Encontro pela Paz
Sábado 05 junho 2021, 10:30 - 17:00
Visualizações : 157

O Fórum Luísa Todi, em Setúbal, acolhe no próximo dia 5 de junho, sábado, o Encontro pela Paz, que decorre entre as 10h30 e as 17h00, hora a que se inicia o Desfile pela Paz, que percorrerá as ruas da cidade do Sado e culminará num Ato Público pela Paz no Parque do Bonfim.

O Encontro pela Paz tem como objetivo geral contribuir para alargar a mobilização e intervenção em defesa da paz, pela rejeição do militarismo, da corrida aos armamentos e da guerra, pela afirmação do direito de todos os povos ao desenvolvimento soberano, sem agressões, bloqueios ou chantagens. Todos estes valores e princípios estão presentes na Carta das Nações Unidas e na Constituição da República Portuguesa.

Com a realização do Encontro, pretende-se ainda contribuir para encontrar as respostas mais adequadas para enfrentar as sérias ameaças à paz que, no momento presente, pairam sobre a Humanidade.

O Encontro pela Paz irá funcionar em plenário, sendo convidadas a intervir organizações e personalidades sobre a defesa da paz ou a ação desenvolvida ou a desenvolver neste âmbito, em torno de três temas centrais:

- Paz e Desarmamento

A rejeição do militarismo, da corrida aos armamentos e da guerra; o encerramento das bases militares estrangeiras; a abolição das armas nucleares e outras armas de destruição massiva; a dissolução de blocos político-militares como previsto na Constituição da República Portuguesa.

A defesa da Paz; o desanuviamento das relações internacionais; o desarmamento universal, simultâneo e controlado; o respeito dos princípios da Carta das Nações Unidas e do Direito Internacional.

- Cultura e educação para a Paz

A defesa da Paz; a educação para a paz e uma cultura da paz; a importância do envolvimento das escolas, dos professores, da juventude, das autarquias locais, do movimento associativo, dos artistas, dos sindicatos, dos jornalistas, das mulheres.

- Solidariedade e cooperação

A solidariedade com os povos vítimas da ingerência e da agressão externas, incluindo do colonialismo. A solidariedade com os migrantes e refugiados.

Promovem o Encontro pela Paz: Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC); Câmara Municipal de Setúbal; Câmara Municipal de Loures; Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN); Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD); Federação Nacional de Professores (Fenprof); Juventude Operária Católica (JOC); Movimento Democrático de Mulheres (MDM); Movimento dos Municípios pela Paz; Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e a Paz no Médio Oriente (MPPM); Obra Católica Portuguesa de Migrações; União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP).

Todas estas organizações e entidades, das mais variadas áreas de intervenção social, tomam na sua prática quotidiana uma clara e inequívoca posição pública contra a guerra e manifestam sincera determinação em defender os valores da paz, da solidariedade e da cooperação entre os povos do mundo para a resolução dos seus mais graves problemas.

Encontro pela Paz

Local: Setúbal