Mais de 47 mil utentes de Corroios vão ser atendidos de forma deplorável, apesar do esforço e empenhamento dos trabalhadores do Centro de Saúde em Miratejo, durante pelo menos quatro meses, em instalações que foram projectadas para assistir cerca 15 mil utentes.

É imperdoável e inaceitável que o Governo PS não tenha já construído as novas instalações para o Centro de Saúde em Corroios, como desde há cerca de 20 anos se reivindica.

É imperdoável e inaceitável que o Governo PS não tenha, na actual situação, criado condições dignas e seguras de protecção da saúde da população de Corroios.

É imperdoável e inaceitável que o Governo PS, adiando a construção do Hospital no Seixal, continue a fazer às populações dos concelhos do Seixal, Almada e Sesimbra, em matéria de assistência hospitalar, o que já está a fazer à população de Corroios, em matéria de Cuidados de Saúde Primários.

Imperdoável Desrespeito pela População

As condições de assistência dos doentes e as condições de trabalho dos profissionais de saúde em Corroios são conhecidas e denunciadas desde há cerca de 20 anos.

Interpretando a vontade da população, as autarquias CDU avançaram nessa altura com a proposta urgente de construção de novas instalações para o Centro de Saúde em Corroios, Vale de Milhaços e Miratejo, em terrenos cedidos pela Câmara Municipal, Quase 10 anos mais tarde, já com as actuais instalações de Corroios em completa ruptura, o governo alugou um novo espaço em Corroios (S. Nicolau), que funcionava em simultâneo com as instalações agora encerradas para obras, e deu início à construção das instalações de Miratejo. Quando as instalações de Miratejo iniciaram o seu funcionamento o governo fechou as de S. Nicolau, apesar do protesto da população e das autarquias.

O governo nunca aceitou a construção de instalações para o Centro de Saúde em Vale de Milhaços, mas, perante a luta da população e a acção das autarquias, aceitou construir novas instalações para o Centro de Saúde na Quinta de São Pedro, Santa Marta, em terreno cedido pela Câmara Municipal.
A história vergonhosa dos últimos anos é bem conhecida. O governo do PS promete a construção das instalações na Quinta São Pedro na véspera das eleições e bloqueia a sua construção logo que constitui governo. Um ministro do PS, Santos Silva, chegou a anunciar solenemente à Assembleia da República que o processo de
construção se iniciaria no ano seguinte. Depois disso passaram 4 anos sem que  nada fosse feito!

O Grupo Parlamentar irá questionar o Governo sobre esta situação.

É Urgente pôr fim à Política de Direita

Ao mesmo tempo que os trabalhadores são roubados nos seus salários, que acabam os benefícios sociais aos mais carenciados e que os serviços públicos são fechados, os grandes capitalistas nadam na corrupção e no lucro com os banqueiros a obter um lucro diário de mais de 5 milhões de Euros por dia.
A Política de Direita conduzida por PS, PSD e CDS, sem interrupção hà mais de 30 anos, está a destruir o Serviço Nacional de Saúde, traz a miséria aos portugueses e leva à perda da soberania nacional.

É Urgente Defender o Direito à Saúde

O PCP está solidário com a população de Corroios e com os profissionais de saúde e reafirma que a defesa do Direito à Saúde consagrado na Constituição da República exige a mobilização de todos no protesto e na luta de massas para derrotar a política de direita.
A defesa do Direito à Saúde exige o reforço do PCP, expresso, nas circunstâncias actuais, por uma forte participação na Festa do Avante e pelo apoio ao candidato do PCP às eleições presidências, como afirmação clara de vínculo aos valores da Constituição de Abril e de disposição de luta,
Por uma Política Patriótica e de Esquerda!

Seixal, 29 de Agosto de 2010.

A Comissão Concelhia do Seixal do Partido Comunista Português