As iniciativas realizadas, quer no âmbito da discussão ampla e colectiva do projecto de resolução política, quer no plano da afirmação do Congresso, caracterizaram-se pela massiva participação da juventude, diversidade, e combatividade, tendo tido lugar ínumeros debates sobre diversos temas, concertos, uma grande campanha de pintura de murais por todo o país, assim como a dinamização de 3 (três) concursos que ainda decorrem, a saber: concurso literário, concurso de música e concurso de Artes visuais, cujos regulamentos podem ser consultados em www.jcp-pt.org. Foi ainda organizada mais uma edição do Torneio AGIT, envolvendo largas centenas de atletas, sob o lema: "Com a luta da juventude, dá um chuto nestas políticas!", cuja final nacional terá lugar em Arraiolos a 5 e 6 de Junho.

Esta fase preparatória decorreu num contexto em que os ataques do Governo PS sobre os direitos da juventude portuguesa e o povo português se intensificaram, tendo-se ampliado também a sua resposta, feita de resistência e luta. No ensino secundário e no ensino superior, na luta contra o caminho de privatização e elitização da educação, este ano lectivo já saíram à rua mais de 30,000 estudantes e cerca 10,000 estudantes, respectivamente. No plano da juventude trabalhadora, entre as muitas lutas e greves sectoriais que têm tido lugar, também no dia 26 de Março, muitos milhares de jovens trabalhadores saíram à rua na grande manifestação convocada pela CGTP - IN, na luta pelo direito ao emprego com direitos, contra a precariedade. Este contexto de luta e exigência de ruptura com as políticas levadas a cabo contra os direitos da juventude, vêm concretizar o lema do nosso 9º Congresso e reafirmar a JCP como a organização revolucionária da juventude portuguesa.

Por tudo isto, sabemos que o 9º Congresso da JCP se realizará num ambiente de franca e aberta discussão, de fraternidade, alegria e entusiasmo para a luta. Contaremos com a presença de centenas de delegados vindos de todo o país, assim como de dezenas de organizações internacionais convidadas, vindas de todo o mundo. No quadro do Congresso, decorrerá um Seminário Internacional da Federação Mundial da Juventude Democrática (organização presidida pela JCP), no Convento dos Capuchos, dia 21 de Maio, pelas 14H30. No dia 22 de Maio à noite, terá lugar um grande desfile às 21H30, da Assembleia da República até ao Largo Camões, onde se realizará um concerto, a partir das 22H30, com a actuação dos Peste e Sida e dos Eina (ex-Inadaptats). O Congresso contará ainda com a presença do Secretário-Geral do PCP, Jerónimo de Sousa, que intervirá na Sessão de encerramento, no dia 23 de Maio, a ter início pelas 15h00 e decorrerá até às 17H30. (Os órgãos de Comunicação Social poderão estar presentes nesta sessão, assim como na Sessão de abertura, no dia 22 de Maio, pelas 10H30.)

A DN da JCP apontou ainda a necessidade de reforçar a luta no seguimento do Congresso, numa grande resposta da juventude portuguesa contra as inaceitáveis propostas do Governo PS, para ultrapassar a crise: privatização dos serviços públicos que nos restam, cortar nos orçamentos da Educação e da Saúde, baixar os salários dos trabalhadores a ponto de pretender acabar com o subsídio de férias, aumentar a precariedade e diminuir em número e valor o subsídio de desemprego e aumentar outra vez o IVA. Perante tudo isto, gritamos e gritaremos bem alto: Avante com a luta! Pelos direitos da juventude, o PEC não passará!".