Na freguesia da Quinta do Conde a carência de recursos humanos atinge dezenas de milhares de utentes actualmente sem médico de família (estimam-se em cerca de 22.000), número que continua a aumentar e sem perspectiva para a sua resolução. O Centro de Saúde da Quinta de Conde que começou a ser construído em Junho de 2009 no culminar de 10 anos de luta encontra-se por concluir após em Outubro do mesmo ano, a empresa ter falido.
O governo disse que iria resolver a situação rapidamente mas passados 6 meses a obra está parada e não existe previsão para a sua continuação. Faltam médicos, enfermeiros e pessoal administrativo num país que aprovou há dias uma lei que só permite a contratação de um por cada três trabalhadores que deixem a função pública.
Num país que aprovou há dias grandes reduções nas futuras reformas destes profissionais. Só no primeiro trimestre mais de 500 médicos pediram a reforma antecipada e prevê-se que até ao final do ano 1 milhão e 500 mil utentes possam ficar sem médico de família.

O PCP exige o recomeço imediato da construção do Centro de Saúde, o preenchimento das vagas existentes no quadro de pessoal e o reforço da lista de médicos de forma a garantir desde já o funcionamento da Nova Unidade de Saúde e a retoma das consultas de apoio na Extensão de Saúde da Quinta do Conde. Exigências feitas também na Assembleia da República pela deputada comunista Paula Santos.
O PCP apela à população que participe em todas as formas de luta por este objectivo apelando desde já à participação na Concentração do próximo dia 15 de Maio pelas 10h30 no Mercado Municipal.

Comissão de Freguesia do PCP Quinta do Conde - SESIMBRA