Mitrena: Aumento dos salários já!

Dos dados já conhecidos acerca dos resultados da Lisnave, Estaleiros Navais, SA referentes ao ano de 2016 destaca-se o facto de que, apesar da quebra no mercado mundial da reparação naval, marcado pela crise do sector e pelo aumento da concorrência internacional, a empresa apresenta ainda assim lucros consideráveis na ordem dos 6,7 milhões de euros.

Apesar de ter reparado menos navios, a empresa regista um “significativo aumento do volume de trabalho por navio”, destaca que o estaleiro mantém a “liderança Europeia na reparação de petroleiros” e que mantém uma “alta taxa de fidelização” dos seus clientes.

Os lucros que a empresa apresenta ano após ano são sem dúvida fruto de um forte reconhecimento internacional em relação à qualidade dos trabalhos realizados no estaleiro, qualidade só possível com o esforço, dedicação e profissionalismo dos trabalhadores (do “vasto know how” como refere a administração).

Em relação à qualidade do trabalho efectuado, a administração não pode ficar-se apenas pelo reconhecimento. Tem de dar resposta aos anseios e aspirações dos trabalhadores, nomeadamente no que se refere ao aumento dos salários e à melhoria das condições de trabalho e de vida, que nenhum prémio pontual pode resolver.

Os comunistas no estaleiro continuam a acreditar que é possível e justa a reivindicação de aumentos salariais de 5,5% e nunca inferiores a 40 Euros para todos os trabalhadores, contida nos Cadernos Reivindicativos apresentados para 2017, assim como outros aspectos, entre os quais, a melhoria da qualidade das ementas do refeitório, matéria que há muito vem sendo reivindicada pelos trabalhadores e pelas suas organizações representativas.

Na sequência da Assembleia Geral de Accionistas realizada na passada Quinta-feira dia 23 de Março, espera-se agora que haja “fumo branco” e que a administração apresente finalmente uma proposta de aumentos salariais justos, sendo que estes não serão considerados como nenhum “presente” aos trabalhadores mas sim como o justo reconhecimento de que são eles que produzem e geram os lucros e que não é aceitável que se passe mais um ano sem haver aumento dos salários.

Da parte dos comunistas no estaleiro, cá estaremos com os restantes trabalhadores no sentido de fazer ouvir esta justa reivindicação de “AUMENTO DOS SALÁRIOS JÁ”, tendo também em vista a preparação e mobilização para uma grande jornada de luta no 1º de Maio.