Desrespeito pelos direitos dos trabalhadores na Enermontijo

PCP questionou Governo sobre o desrespeito pelos direitos dos trabalhadores da Enermontijo. A empresa Enermontijo, em Pegões, integra o Grupo Enerpar – soluções Energéticas e produz “pellets”. De acordo com a informação transmitida ao Grupo Parlamentar do PCP, a empresa Enermontijo não respeita não procede ao pagamento do salário dos trabalhadores no prazo definido legalmente, fazendo-o em dias incertos: ora pagam no dia 4, ora pagam no dia 9 ou no dia 7; não há pagamento do subsídio de turno e as condições de segurança, saúde e higiene no trabalho não são asseguradas.

Quanto ao pagamento dos salários em dias arbitrários, a empresa quando questionada não apresenta nenhuma justificação. O Governo deve assegurar o cumprimento e o respeito dos direitos dos trabalhadores nos locais de trabalho.

Os deputados do PCP, Paula Santos, Francisco Lopes e Bruno Dias, quiseram saber que ações de fiscalização têm sido realizadas pela Autoridade para as Condições de Trabalho nesta empresa, de forma a assegurar o respeito pelos direitos dos trabalhadores, bem como as condições de segurança, saúde e higiene.

Também perguntaram o que pretende o Governo fazer para garantir o escrupuloso cumprimento dos direitos dos trabalhadores e as condições de segurança, saúde e higiene no local de trabalho.

O Gabinete de Imprensa da DORS do PCP