População do Samouco e o acesso aos cuidados de saúde primários

A Comissão de Freguesia do Samouco do PCP está bastante apreensiva com as dificuldades de acesso da população do Samouco a cuidados de saúde primários, uma vez que a Extensão do Centro de Saúde de Alcochete no Samouco foi convertida em Área Dedicada para avaliação e rastreio de doentes portadores de COVID-19. Queremos saber de que forma serão prestados os cuidados primários de saúde, não relacionados com o vírus, a esta população.

Entendemos a necessidade de criar estes centros de atendimento dedicados em exclusivo, ou com circuitos independentes, para os utentes com suspeita de estarem infetados com o vírus. O objetivo de não se cruzarem utentes potencialmente infetados com outros utentes, numa lógica de contenção do vírus, é consensual. Mas desconhecemos os motivos que levaram a DGS e o ACES Arco Ribeirinho, com a concordância do executivo da CMA, pelo menos pelas declarações públicas do seu Presidente da Câmara, a optar pelo Samouco.

Estamos verdadeiramente preocupados com a população do Samouco, que é maioritariamente envelhecida, muitos padecendo de doenças crónicas, e com dificuldades de deslocação sendo que grande parte da população não possui transporte próprio, sendo assim obrigada a recorrer aos transportes públicos com o risco acrescido que acarreta.

Sabemos que a solução prevista para consultas de doenças crónicas, tratamentos de enfermagem, vacinação e outras passará pela deslocação a Alcochete ficando esta população ainda mais exposta aumentando os riscos de propagação da doença, o que estes centros tentam a todo o custo evitar.

A comissão de Freguesia do Samouco do PCP está atenta e a acompanhar ativamente esta situação, exigindo dos responsáveis as soluções do ponto de vista da saúde pública, que garantam o Direito aos cuidados de saúde primários.

A SAÚDE É UM DIREITO DE TODOS.
SEM ELA NADA FEITO!

A Comissão de Freguesia do Samouco do PCP
30 de março de 2020