Contra a redução de carreiras na TST

Os transportes coletivos são essenciais ao funcionamento do país. No atual contexto em que vivemos, decretado e regulamentado o estado de emergência, vemos com enorme preocupação a situação e a evolução da infecção epidemiológica por COVID-19.

A Comissão Concelhia do Seixal do PCP tomou conhecimento de situações de deficiente higienização e sobrelotação de autocarros da Transportes Sul do Tejo, no seguimento da empresa ter cortado a oferta e passado a praticar os horários de sábado, como medida de resposta à propagação do COVID-19.

A situação que o país vive exige que sejam respeitados os direitos de todos, sejam eles utentes ou trabalhadores. Tal não pode significar que não se tomem medidas para garantir o transporte rodoviário, em condições que não ponham em causa a saúde dos milhares de trabalhadores que têm de se deslocar para os seus locais de trabalho.

A prática dos horários de sábado, que se reflete na redução de carreiras é inaceitável. Na TST a resposta à propagação do COVID-19 deve passar por manter os horários correspondentes aos dias úteis e pela higienização eficiente das carreiras.