Requerimento na AR sobre as urgências pediátricas HGO

Dia 13/11/2019 a Comissão de Saúde na Assembleia da República, foi aprovado o requerimento para a audição da Ministra da Saúde, do Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta e o Sindicato dos Médicos da Zona Sul sobre a situação das urgências pediátricas no Hospital Garcia de Orta (HGO), proposto pelo Grupo Parlamentar do PCP, o qual se anexa para conhecimento e divulgação.

Nesta matéria, o PCP entende que é fundamental adoptar as medidas necessárias para assegurar o adequado funcionamento do serviço de urgência pediátrica do HGO. O PCP considera que o encerramento das urgências pediátricas do HGO ao fim de semana ou no período nocturno constitui um enorme retrocesso na prestação de cuidados de saúde a crianças e jovens. Com esta situação é o acesso à saúde de crianças e jovens que fica comprometido e que é colocado em causa. E não é solução deste problema a possibilidade de recurso à deslocação a hospitais em Lisboa, quando muitas das vezes a situação de urgência não é compatível com os tempos de deslocação que podem ser prolongados em caso de constrangimento rodoviário na Ponte 25 de Abril, nem é solução a concentração de serviços e valências no SNS.

O Grupo Parlamentar do PCP exige que o Governo tome as diligências que é preciso para reforçar o número de médicos pediatras no HGO, de forma a que este hospital de referência, tenhas as condições de funcionamento para prestar os cuidados de saúde que as crianças e jovens têm direito.