O princípio do fim do Hospital de Montijo

Na próxima sexta feira será assinado um protocolo entre a ARS/Centro Hospitalar Barreiro/Montijo e a Misericórdia do Montijo, que visa a instalação de uma Unidade de Saúde Familiar no antigo edifício do serviço de medicina interna do Hospital de Montijo.

Aquando da criação do Centro Hospitalar Barreiro/Montijo, em 2007, assinou-se um protocolo com o Município que nunca foi cumprido, lesando assim as populações dos concelhos de Montijo e Alcochete. Garantiu-se que a Unidade Hospitalar do Montijo aumentaria o número de valências, utilizaria em pleno os recursos do Centro Hospitalar, deveria manter em funcionamento uma Unidade de Internamento de Medicina, nomeadamente dedicada ao tratamento e reabilitação dos Acidentes Vasculares Cerebrais, desenvolveria actividades do serviço de Medicina Física e Reabilitação, de Patologia Clínica e de Radiologia e, para além da cirurgia de ambulatório, designadamente nas especialidades de otorrino, oftalmologia e cirurgia geral iam iniciar-se os esforços no sentido da criação de uma unidade de convalescença no futuro Centro Hospitalar.

Foi o que se viu e vê: o Hospital de Montijo perdeu as valências de cirurgia geral e de medicina interna, assim como a urgência médico cirúrgica que detinha. Ganhou apenas a unidade de cirurgia de ambulatório, e uma unidade de retaguarda do serviço de medicina interna do hospital do Barreiro.

As ambulâncias VMER e SIV, também prometidas no protocolo, nunca foram vistas. Já nesse momento a assinatura do Protocolo mais não foi do que uma forma de calar a justa reivindicação de uma população que havia crescido fortemente em Montijo e Alcochete graças à nova Ponte.

Mas não foi por acaso que se deixou degradar o Hospital de Montijo, tal como não foi por acaso que na Assembleia da República, ano após ano, PS e PSD que nos órgãos autárquicos de Montijo juravam a sua adesão à justa reivindicação da construção de um novo Hospital público e à revitalização do atual, cada vez que chegavam ao Governo, rejeitavam a inclusão nos Programas de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central, então existentes, de quaisquer verbas para esse efeito, propostas pelo PCP ou pelo PEV.

Naturalmente, o desinvestimento e a degradação do património instalado deterioraram-se a olhos vistos. As valências prometidas não vieram, as consultas prometidas há muito que foram retiradas, o Hospital definhou e não fosse a firmeza das populações as urgências seriam uma miragem.

A explicação para este permanente desinvestimento é a mesma que percorre o país, de norte a sul, onde se defende o Serviço Nacional de Saúde (SNS) contra a Medicina vista como um negócio, procurando a destruição do SNS e a sua privatização.

A “despromoção” do Hospital de Montijo a mera Unidade de Saúde Familiar, de características similares a um Centro de Saúde, vai nesta lógica e não por acaso sucede a outra, bem fresca notícia, de que o Grupo Mello Saúde quer investir cerca de 10 milhões de euros na construção de uma nova clínica, privada, no Montijo, que deverá estar concluída dentro de dois anos.

Entretanto, utilizaria as instalações da clínica do Montepio do Montijo por dois anos, recebendo do Montepio as convenções e acordos que tem na área dos serviços de saúde.

Como sempre, novamente o PS local e o seu Presidente da Câmara apadrinham esta cerimónia, outro Protocolo que será um passo mais no princípio do fim do hospital e da privatização da saúde, bem como uma tentativa mais para adiar a construção de um novo Centro de Saúde que sirva a população residente a norte da Circular Externa de Montijo.

Só a resposta das populações poderá, uma vez mais, travar mais esta tentativa de eliminação de um Hospital público em Montijo e do abandono da ideia da necessidade da futura construção de uma nova unidade hospitalar pública, que garanta o direito à saúde das populações dos concelhos que dela beneficiariam: Montijo, Alcochete, Palmela, Vendas Novas e Moita.

Assim, apelamos à população para se concentre junto à sede social da Santa Casa da Misericórdia (junto ao hospital), na praça 1* de Maio, na próxima sexta-feira, dia 20 de Abril, pelas 14h30min, na luta:

PELA DEFESA DO HOSPITAL DE MONTIJO!

PELA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO CENTRO DE SAÚDE!

PELA CONSTRUÇÃO DO NOVO HOSPITAL PÚBLICO DE MONTIJO! Montijo, 19 de Abril de 2018