Bruno Dias visita Centros de Saúde da Charneca de Caparica e Laranjeiro

O Deputado do Partido Comunista Português eleito pelo Distrito de Setúbal na Assembleia da República, Bruno Dias, visitou ontem, 26 de março, as Unidades de Saúde Familiar da Charneca de Caparica e do Laranjeiro, no quadro da atividade parlamentar de contacto com a realidade vivida no território.

Acompanhado na Charneca de Caparica, pelas eleitas da CDU na Assembleia de Freguesia da Charneca de Caparica e Sobreda, Margarida Luna de Carvalho e Rosário Quintas, no Laranjeiro, pelo Presidente da Junta de Freguesia do Laranjeiro e Feijó, Luis Palma e em ambas as visitas pelo Deputado Municipal da CDU, João Geraldes , Bruno Dias contactou a realidade vivida ao nível da prestação e cuidados de saúde primários naquelas unidades de saúde.

Centrando as principais preocupações nos recursos humanos, materiais e financeiros disponibilizados pelo Ministério da Saúde para prestação de cuidados de saúde primários às populações, o contacto com as coordenadoras das duas Unidades de Saúde Familiar (USF) instaladas na Charneca e responsáveis de idêntica unidade do Laranjeiro, permitiu recolher informação sobre a situação vivida nestas unidades e sobre as dificuldades que enfrentam.

Os principais problemas identificados prendem-se com a escassez de recursos humanos. Nas USF da Charneca de Caparica e Laranjeiro o número de médicos, enfermeiros e assistentes administrativos encontra-se substancialmente abaixo das necessidades, razão pela qual permanecem naquelas unidades dificuldades ao nível da adequada resposta aos utentes.

A esta realidade acrescem ainda problemas decorrentes do frequente recurso à contratação de tarefeiros e empresas de “outsourcing” para suprir necessidades de pessoal médico, solução que fica longe de garantir a necessária estabilidade do corpo clínico nas unidades de saúde.

Outro problema identificado com grande preocupação pelas responsáveis das três unidades prende-se com o elevado número de utentes sem médico de família. Na Charneca de Caparica existem quase oito mil utentes sem médico de família, e no Laranjeiro mais de 10 mil utentes.

Horários de trabalho alargados e sem a respetiva e adequada compensação económica dos técnicos de saúde, instalações exíguas para as necessidades efetivamente registadas no terreno, apoios logísticos e administrativos manifestamente insuficientes para assistência aos utentes, foram problemas igualmente identificados e relatados.

A estes associa-se a manifesta incapacidade de cumprimento dos prazos de marcação de consultas, que segundo as orientações definidas não devem exceder os 15 dias úteis, demorando em média e na atual situação, mais de três meses, registando-se ainda com frequência adiamentos repetidos.

Neste quadro pouco favorável, o Deputado Bruno Dias assumiu o compromisso de promover, através do Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português na Assembleia da República, os necessários contactos com as estruturas do Ministério da Saúde para que seja possível encontrar respostas adequadas aos problemas identificados.

Os eleitos locais que acompanharam o Deputado da República assumiram igualmente o compromisso de, nos respetivos órgãos, manterem um acompanhamento de proximidade aos problemas, intervindo no sentido da promoção da superação destas condições adversas e negativas para a população das Freguesias e do Concelho de Almada.

Almada, 27 de março de 2018