Requerimento para audição do Ministro do Ambiente e do Conselho de Administração da Transtejo/Soflusa

Os trabalhadores e os utentes do transporte público estão a viver uma situação caótica na ligação fluvial entre o Barreiro e Lisboa. A frota da Soflusa é composta por oito navios, dos quais apenas quatro estão a funcionar, estando os restantes inoperacionais. Este facto está a tornar impossível o devido funcionamento daquele serviço e o cumprimento dos horários.

Os utentes apresentam-se no Terminal do Barreiro para embarcar e são confrontados com a supressão das carreiras – gerando-se aglomerações com mais de mil pessoas, com situações de enorme tensão e até de elevado risco. A empresa deixou de assegurar sete turnos nos períodos da manhã e, mesmo que rapidamente entre ao serviço mais um navio, a oferta ficará sempre abaixo das necessidades.

A situação é de tal gravidade que se chegou ao ponto de assistir ao “apelo” público, em conferência de imprensa da Administração da Soflusa, no sentido de os passageiros evitarem as deslocações entre as 08:00 e as 09:00 horas, período em que se verificaram esta semana vários incidentes no Terminal do Barreiro. Segundo a própria empresa, várias pessoas sentiram se mal, uma utente desmaiou e outros passageiros ficaram feridos na sequência de tentativas de forçar o acesso na zona de embarque.

Entretanto, importa registar que em todo o serviço de transporte fluvial, não só da Soflusa como também da Transtejo (com as ligações de Lisboa a Cacilhas, Trafaria, Seixal e Montijo) se registam problemas graves, desde logo na operacionalidade da frota, mas inclusive de falta de pessoal, com supressões de serviços na empresa.

O problema da falta de meios e condições de operacionalidade nos transportes públicos tem sido suscitado pelo PCP de forma reiterada, e o quadro de enorme gravidade nestas empresas em concreto foi especificamente abordado, quer na anterior quer na atual legislatura. A situação que atualmente se verifica exige uma abordagem urgente na Assembleia da República.

Assim, o Grupo Parlamentar do PCP vem requerer a Audição do Ministro do Ambiente e do Conselho de Administração da Transtejo/Soflusa, relativamente à situação acima exposta.

O Deputado,
(Bruno Dias)
Lisboa, 11 de outubro de 2016