Com o encerramento do Centro de Saúde do Bocage em 2014, durante o Governo PSD/CDS, os utentes foram transferidos para o Centro de Saúde da Quinta da Lomba, e por sua vez, parte dos utentes deste centro de saúde foram transferidos para o centro de Saúde de Santo António na Charneca.

Não faz nenhum sentido que os utentes sejam deslocados para centros de saúde fora da sua área de residência.

Foram assim transferidos para o Centro de Saúde da Quinta da Lomba cerca de 15 mil utentes que eram acompanhados pelo Centro de Saúde do Bocage. Atualmente o Centro de Saúde da Quinta da Lomba tem cerca de 13 mil utentes sem médico de família, o que constitui de facto um obstáculo no acesso à saúde.

O antigo Centro de Saúde do Bocage não reunia as condições para a prestação de cuidados de saúde aos utentes. As suas instalações estavam totalmente obsoletas.

Há muito que a população e as autarquias colocavam a necessidade de construção de um novo centro de saúde no Alto do Seixalinho num terreno já cedido pelo Município do Barreiro para o efeito junto ao Hospital do Barreiro.

A construção deste centro de saúde é muito importante para assegurar a prestação de cuidados de saúde a uma comunidade, evitando deslocações e os custos associados, que na prática introduzem uma dificuldade acrescida na acessibilidade à saúde.

O PCP colocou ao Governo as seguintes questões: como avalia a acessibilidade destes utentes à saúde, considerando as deslocações acrescidas e os custos associados? Considerando a dificuldade no acesso aos cuidados de saúde primários pela população do Alto Seixalinho o Governo pretende avançar com o processo conducente à construção do novo Centro de Saúde? Em caso afirmativo, qual a previsão para a construção do novo centro de saúde? Que medidas estão a ser tomadas para atribuir médico de família a todos os utentes?