O Grupo Parlamentar do Partido Comunista teve conhecimento de que, no início do ano de 2011, iniciaram-se obras no Hospital Garcia de Orta, em Almada, com o objectivo de construir três salas operatórias de cirurgias de ambulatório e ainda salas de recobro, prevendo-se a sua duração por um período de 6 meses, num investimento de cerca de 200 mil euros.

Foi transmitido ao PCP que estará previsto que, após a finalização das obras, estas salas funcionem só para um período de 18 meses, sendo posteriormente desactivadas e a cirurgia de ambulatório transferida para onde está actualmente o bloco de partos, com a previsão de realização de novas obras para este efeito. Consequentemente o bloco de partos será transferido para outro local no Hospital, sendo necessário para tal realizar mais obras.

Os deputados, do PCP, Paula Santos e Bruno Dias, quiseram saber quais os fundamentos para a realização destas obras e o que justifica a transferência sucessiva de serviços e o investimento na construção de salas operatórias para ao fim de 18 meses serem desactivadas.

Os deputados do PCP interrogaram ainda o Governo sobre o cronograma de intervenções a realizar no Hospital Garcia de Orta, o valor do investimento total e sobre o planeamento de organização e funcionamento do Hospital Garcia de Orta.