Um bom desenvolvimento passa necessariamente pela não privatização do sector público da água, passa pela defesa da qualidade do ar, passa pelos incentivos à utilização das energias renováveis, passa pela manutenção dos recursos florestais e marítimos.


No concelho do Barreiro muitas lutas se têm desenvolvido em torno das questões ambientais, tendo sido aquela que mais se destacou pelo envolvimento da Juventude e das populações, a Luta contra a instalação da Estação de Tratamento de Resíduos Industriais Perigosos na Quimiparque. Referimos este acontecimento numa altura em que se adivinham por parte do Governo PS/José Sócrates medidas de sentido privatizador dos sectores da água e da área ambiental, prosseguindo a linha política de privatização que levou às privatizações no sector da energia e dos transportes.


Nós, comunistas pensamos que se o Ambiente deve ser preservado e defendido, esse papel cabe ao Estado Português e ao seu Povo, foi, nesse contexto que a Luta contra a ETRI na Quimiparque aconteceu.


O povo do Barreiro tem no horizonte mais batalhas em defesa do Ambiente, a defesa da Água Pública, a defesa da aplicação e desenvolvimento no concelho de fontes de energia renováveis e a defesa da instalação no concelho de indústrias “amigas” do Ambiente são pontos que devemos ter bem presentes, pois proporcionarão seguramente um desenvolvimento ao nosso concelho.


São estas algumas das razões pelas quais afirmamos, que pelo Ambiente valeu e vale a pena Lutar e que o povo do Barreiro poderá sempre contar com o empenhamento do PCP nessa Luta.