Obras urgentes na Escola Básica Paulo da Gama

O PCP apresentou no passado mês de Outubro na Assembleia da Republica a questão, da necessidade de obras urgentes na EB 2/3 Paulo Gama, em Amora, considerando o elevado estado de degradação em que se encontram os edifícios da escola e o seu espaço exterior.

São por demais evidentes as debilidades ao nível das infraestruturas de água, saneamento, eletricidade, coberturas, pavimentos, cozinha, pavilhão desportivo, arranjo do espaço exterior, campo desportivo exterior e ao nível dos edifícios. As insuficiências são de tal ordem que esta escola deve ser sujeita a um plano de intervenção global.

A necessidade de obras urgentes na Escola Básica Paulo da Gama já está identificada há alguns anos na Carta Educativa do Seixal homologada pelo então Ministério da Educação onde contempla a urgência de uma intervenção profunda nesta escola.

No entanto, os sucessivos governos não procederam à requalificação da escola.

As atuais instalações criam grandes dificuldades e constrangimentos na qualidade do ensino, não garantindo as condições adequadas de aprendizagem, apesar do esforço e dedicação dos professores, dos auxiliares de educação, dos alunos e seus encarregados de educação no sentido de ultrapassarem as dificuldades existentes.

Se não forem tomadas medidas com brevidade para a requalificação urgente da escola as condições do parque escolar piorará e poderá colocar em causa o seu normal funcionamento.

A situação em que se encontra esta escola espelha o desinvestimento de sucessivos Governos do PS ou PSD/CDS na Escola Pública.

Nesse sentido, a Comissão de Freguesia de Amora do PCP apela à luta da comunidade educativa e da população da freguesia de Amora e do concelho do Seixal, exigindo a urgente requalificação deste emblemático e necessário estabelecimento de ensino, numa perspetiva e um ensino público, gratuito e de qualidade.