O Partido Socialista, tentando esconder que a decisão de não indemnizar os comerciantes é da responsabilidade do seu Governo, inventou um falso facto político para empurrar responsabilidades para a Autarquia. Verdadeiramente, o que o PS faz é atirar a pedra, esconder a mão, e culpar quem sempre esteve na defesa dos interesses das vítimas deste processo pela sua decisão política.


Não deixa de ser estranho que um responsável partidário, confundindo partido com Governo, divulgue informação que deve circular entre instituições e não do Governo para um Partido. Estranho mas habitual, uma vez que o PS é especialista na instrumentalização das instituições em seu favor, como ficou recentemente comprovado com o episódio da divulgação de comunicados simultâneos do Governo Civil e da Federação Distrital do PS sobre o mesmo assunto.


A Câmara Municipal entregou o processo das cheias ao Ministério do Ambiente, numa reunião em que o Ministro Nunes Correia se comprometeu em encaminhar o processo. Voltou a entregá-lo, mais tarde, ao secretário de Estado do Comércio.


Se o Governo decidiu não indemnizar os comerciantes, não terá sido, certamente, por falta de informação e de dados relevantes para a análise do processo. Aliás, o Governo do PS tem sido muito solícito nos escandalosos e milionários apoios aos grandes grupos económicos, mas tem sempre governado contra os interesses dos micro, pequenos e médios empresários.


Não cola com a realidade a tese de que os documentos deveriam ter sido entregues noutro lado, uma vez que eles foram entregues directamente a um Ministro, que assumiu o compromisso de encaminhar a questão. Por isso, a responsabilidade pelo não pagamento de indemnizações apenas pode ser atribuída ao Partido Socialista que, em 16 anos de gestão da autarquia setubalense, nada fez para resolver o problema das cheias na baixa de Setúbal.


Mais uma vez, o Partido Socialista pratica uma manobra de baixa política. É uma atitude de desespero do PS que em Setúbal foi apenas a 3.ª força nas Eleições Autárquicas de 2005, e que a nível nacional perdeu nas Eleições para o Parlamento Europeu, há mês e meio atrás, centenas de milhares de votos. Estamos certos que o eleitorado irá continuar a penalizar o PS (duplamente) nos próximos meses.


A Coordenadora Concelhia de Setúbal da CDU.