O PCP reúne amanhã às 18h30 com a direcção do FIAR, no Cine-Teatro S. João, em Palmela. Em causa está a exclusão deste importante Festival do concurso de Apoio às Artes para 2020. Na reunião participa, entre outros dirigentes do PCP, a deputada Paula Santos,

O Grupo Parlamentar do PCP agendou um debate temático em Plenário na Assembleia da República sobre os apoios às artes para dia 29 de Novembro, sexta-feira.

Os resultados de sucessivos concursos de apoios às artes têm tido, ao longo de anos, sempre os mesmos resultados: precariedade, instabilidade, imprevisibilidade. Companhias e criadores desesperam com a eternização de uma verdadeira roleta russa: numa vez conseguem apoio, na vez seguinte ficam de fora – ignorando-se, em muitos casos, percursos de anos de trabalho.

Foi o caso dos resultados dos concursos para apoios bienais. No Teatro, nas Artes Visuais, no Circo Contemporâneo e Artes de Rua, na Música, na Dança, no Cruzamento Disciplinar e na Programação, dezenas de candidaturas consideradas como elegíveis ficarão de fora dos apoios públicos. Outras avaliadas como não elegíveis, vêem igualmente o seu futuro comprometido. Esta é uma situação inaceitável.

Depois de ter já realizado 3 audições públicas descentralizadas (Porto, Évora e Beja), o PCP avança para o debate das soluções para resolver estruturalmente as questões que se colocam no apoio às artes: o respeito pelo direito de todos à criação cultural, a profunda alteração do modelo de apoios públicos, o reforço de financiamento para as artes, a estruturação de um verdadeiro serviço público de cultura em todo o território nacional e a atribuição de 1% do Orçamento do Estado para a política ministerial da Cultura.

A reunião com o FIAR integra-se naturalmente na preparação deste importante debate.