PCP solidário com os trabalhadores da Fisipe

Na manhã do dia 2 de maio, os trabalhadores da Fisipe concentraram-se à porta da empresa, em luta contra o processo de despedimento colectivo que os ameaça. O PCP solidarizou-se à luta dos trabalhadores e esteve presente, com uma delegação em que se incluiu a deputada na Assembleia da República Paula Santos e a Vereadora da CM Barreiro Sofia Martins.

De acordo com os elementos já vindos a público, a FISIPE terá intenção de encerrar uma linha de produção em que trabalham 28 trabalhadores, mas tenciona criar uma nova linha de produção de fibra de carbono.

Adicionalmente é do conhecimento do PCP que empresas externas prestam serviços à FISIPE (situação que poderia ser assegurada por trabalhadores próprios) e que na FISIPE há lugar a recurso a trabalho extraordinário.

Considerando esta situação, entendeu o PCP, através do seu Grupo Parlamentar, ser necessário endereçar perguntas ao Governo, nomeadamente ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e ao Ministério da Economia, com vista a obter esclarecimentos sobre esta matéria, devendo o Governo salvaguardar os postos de trabalho e assegurar o cumprimento dos direitos dos trabalhadores da FISIPE.