PCP contra encerramento da Electro-Arco

A Comissão Concelhia de Palmela do PCP repudia a intenção demonstrada pela multinacional Lincoln Electric (EUA), de encerrar a sua unidade de produção na Venda do Alcaide (Pinhal Novo).

A ELECTRO-ARCO tem atualmente cerca de 60 trabalhadores, produz electrodos para o mercado nacional e internacional e em 2016 foi uma das empresas que mais volume de negócio teve no distrito de Setúbal, sendo na região a única fábrica a produzir este tipo de material.

A confirmar-se o cenário de encerramento previsto para Março de 2018 estará em causa o despedimento de cerca de 60 trabalhadores.

Em 2008, a administração da Lincoln Electric mandou encerrar a unidade de produção de fio para soldadura e, em 2013 consumou-se um despedimento colectivo que envolveu 60 trabalhadores da produção.

A Lincoln Electric anunciou em Novembro de 2017 o fim do ciclo de produção da ELECTRO-ARCO através de carta dirigida aos trabalhadores, onde a administração anuncia o inicio do processo de despedimento coletivo e a 22 de Dezembro os trabalhadores são confrontados com uma nova carta a consumar os termos do processo e o encerramento da fábrica em Portugal, previsto para 6 de Março de 2018.

O argumento usado pela administração para o encerramento da empresa é o da diminuição de encomendas e o facto de a produção poder ser feita noutras unidades do grupo em diversos países da Europa, apesar da Lincoln Electric pretender continuar a vender e a dominar o mercado nacional e até de haver a informação de que vai abrir uma nova fábrica na Roménia.

O PCP denuncia e condena esta situação. Em causa está a destruição de postos de trabalho e da produção nacional. Fica uma vez mais comprovado que a entrega de empresas nacionais a multinacionais faz parte de uma estratégia que em muitos casos passa única e exclusivamente pelo objetivo de comprar mercado.

A Comissão Concelhia de Palmela do PCP está solidária com os trabalhadores e suas famílias neste momento difícil, e apela à luta pela defesa dos seus postos de trabalho.

Palmela 12 de Janeiro de 2018
A Comissão Concelhia de Palmela do PCP