Avançar é preciso - Mais força à CDU!

A eleição de dois deputados pela CDU para o Parlamento Europeu é uma garantia sólida, coerente e de confiança na defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo e do País. Deputados que assumirão todos os combates pela justiça social, o progresso, a soberania, a cooperação e a paz.

A CDU obteve praticamente 40 mil votos nos nove concelhos da península de Setúbal, sendo a 2ª força mais votada na região com 17,14%.

A DORS do PCP saúda todos os que na região deram o seu voto à CDU, em especial aos que o fizeram pela primeira vez, com a certeza que esse voto será respeitado e honrado e será usado, como sempre, na defesa dos interesses dos trabalhadores e do povo, dos seus direitos e aspirações.

A DORS do PCP saúda ainda os candidatos e as centenas de activistas da CDU que na região desenvolveram uma grande campanha de contacto e esclarecimento dos trabalhadores e das populações, de mobilização para o voto e que contribuíram de forma decisiva para o expressivo resultado que a CDU obteve na região, confirmando-se como força indispensável ao seu desenvolvimento económico e social.

A comparação com o resultado obtido em 2014 não pode ser feita sem se ter em conta o quadro de uma conjuntura marcada pela aplicação do Pacto de Agressão, período em que a percepção do papel e consequências das imposições da União Europeia sobre o país se faziam sentir de forma mais nítida ou ainda sem ter em conta uma descarada campanha difamatória, de deturpação e de silenciamento da intervenção da CDU e do seu trabalho e de animação de preconceitos, que conviveu com a descarada promoção de outras forças políticas. Opções que confirmam o reconhecimento por parte dos sectores mais reacionários do capital monopolista do papel da CDU como obstáculo aos seus projectos de aumento da exploração dos trabalhadores, liquidação de direitos e de submissão do País, e mesmo da subversão da democracia.

A DORS do PCP sublinha que é o reforço da CDU nas eleições legislativas de Outubro a condição central para que o que foi conquistado com a luta e a persistente acção do PCP e do PEV não ande para trás, e para que se avance na defesa, reposição e conquista de direitos e rendimentos. Que é no reforço da CDU, com a luta dos trabalhadores e do povo que será possível avançar na luta pela rutura com a política de direita, por uma política patriótica e de esquerda e por uma alternativa política que a concretize.

A DORS do PCP aponta a necessidade do desenvolvimento da luta reivindicativa nas empresas e nos locais de trabalho na região, da luta contra as normas gravosas da legislação laboral, contra a precariedade, a desregulação dos horários de trabalho, pelo aumento geral dos salários para todos os trabalhadores, incluindo do aumento do salário mínimo nacional para 850 euros.

É urgente avançar e dar resposta imediata ao financiamento dos serviços públicos, a começar pelo Serviço Nacional de Saúde, a Escola Pública, a Segurança Social Pública, ou o aumento da oferta de transporte público para corresponder às necessidades e dar resposta aos problemas ambientais, bem como ao direito à habitação.

Os votos e a confiança na CDU, constituem uma importante base de apoio que necessita de ser ampliada para impedir que se ande para trás nas conquistas alcançadas, e se possa avançar na construção de uma verdadeira alternativa política, patriótica e de esquerda, elemento determinante para um País mais justo, desenvolvido e soberano, com melhores condições de vida para os trabalhadores e o povo da região e do País.

Andar para trás não, avançar é preciso – Os trabalhadores e o povo podem continuar a contar com a CDU!

Setúbal, 29 de Maio 2019
DORS do PCP