Uma delegação do PCP, composta pelo deputado na AR Bruno Dias, pelo vice presidente da CM Seixal Jorge Gonçalves e por Orlando Gomes do Executivo da C. Concelhia visitou hoje as instalações do Instituto Hidrográfico da Marinha Portuguesa, sediadas na Base Hidrográfica da Azinheira-Seixal.

A delegação foi recebida pelo Diretor-Geral do Instituto Hidrográfico o Contra-almirante António Manuel de Carvalho Coelho Cândido e pelos oficiais responsáveis por esta infraestrutura.

Após as boas vindas e em sede de “briefing” foi dado a conhecer que o IH tem por missão fundamental assegurar atividades relacionadas com as ciências e técnicas do mar, tendo em vista a sua aplicação na área militar, e contribuir para o desenvolvimento do País nas áreas científica e de defesa do ambiente marinho.

Questionado pelo Deputado Bruno Dias no que concerne a atividade o Diretor-Geral do Instituto Hidrográfico esclareceu que estas instalações integram um conjunto de serviços relacionados com as áreas da Navegação, Hidrografia, Oceanografia, Geologia Marinha, Química e Poluição do Meio Marinho e os Sistemas de Informação Geográfica.

Após o “terminus” da apresentação geral do IH a delegação do PCP foi convidada a visitar as instalações decorrendo a mesma com sucessivos esclarecimentos por parte dos oficiais presentes. Foi aprofundado o conhecimento sobre toda a atividade, objetivos e desenvolvimento dos projetos em curso e modelo de financiamento por meios próprios da Marinha Portuguesa ou através de parcerias com empresas e de “Know how com universidades.

Terminada a visita a delegação do PCP agradeceu a receção e a disponibilidade do Diretor-Geral do Instituto Hidrográfico o Contra-almirante António Manuel de Carvalho Coelho Cândido e dos seus oficiais na apresentação e esclarecimento da nobre missão do IH.