Alastramento da pobreza na Freguesia de Vale da Amoreira

No passado dia 17 de Novembro, realizou-se a VIII Assembleia da Organização da Freguesia de Vale da Amoreira do PCP, que analisou a situação social na Freguesia e elegeu a nova Comissão de Freguesia.

A Assembleia concluiu que a pobreza está a atingir a nossa população duma forma crescente e muito violenta. Todos os dias chegam à Junta de Freguesia pedidos de leite e de outros alimentos, pedidos de apoio jurídico para impedir as acções de despejo das habitações, assim como o pedido de apoio para que o pagamento das facturas da água possa ser feito em prestações.

Este alastramento da pobreza, que cada dia atinge novas famílias, à medida que crescem os despedimentos e aumenta o número de desempregados, é acompanhado do aparecimento de novos fenómenos geradores de insegurança das populações. O PCP considera que é indispensável mais policiamento na área, e considera ainda que a reivindicação da Junta de Freguesia e da população de um posto da PSP na Freguesia continua a ser cada vez mais premente.

A gestão da CDU na Junta de Freguesia tem colocado todos os meios ao seu alcance para apoiar os casos mais gritantes de pobreza. E também, tem pugnado junto das entidades competentes para que sejam tomadas as medidas necessárias para o aumento da segurança de pessoas e bens das instituições e da população.

O Governo e os partidos que o sustentam, PSD e CDS, ignorando a expressa vontade dos órgãos autárquicos legitimamente eleitos pelo povo e as manifestações das populações, iniciou na Assembleia da República o processo antidemocrático de liquidação de Freguesias. Esta ameaça da liquidação das Freguesias de Vale da Amoreira e da Baixa da Banheira, do Gaio-Rosário e de Sarilhos Pequenos, vai continuar a ter a oposição frontal dos comunistas e estamos certos, de que as populações derrotarão esta tentativa de assassinato das Freguesias. As populações, como em Vale da Amoreira sabem bem como é importante continuar a ter a sua Junta de Freguesia a trabalhar pelo progresso da nossa terra.

A Assembleia da Organização da Freguesia realizada no quadro da preparação do XIX Congresso do PCP que se realiza em Almada, nos dias 30 de Novembro, 1 e 2 de Dezembro, com o lema "Democracia e Socialismo - Os valores de Abril no futuro de Portugal", elegeu os delegados ao Congresso.