O Partido Comunista Português tem estado na rua, em acções de contacto contacto com os reformados, pensionistas e idosos, no sentido de afirmar as suas propostas e intervenção na defesa dos direitos desta camada da população.

O aumento extraordinário de pensões a partir de agosto foi possível pela determinação do PCP. Foi a intervenção ativa e persistente do PCP e a luta dos reformados, pensionistas e idosos, que garantiu que mais de dois milhões tenham um aumento extraordinário das suas pensões de 6 ou 10 euros, relativamente ao valor que auferiam em dezembro de 2016.

Este aumento extraordinário das pensões corresponde a um avanço, uma inversão no rumo de cortes desenvolvido pelo anterior governo PSD/CDS. Um avanço que fica aquém da proposta do PCP, que propôs um aumento extraordinário de 10 euros para todas as pensões, a partir de Janeiro (e não Agosto) e independentemente da atualização de 0,5%. Essa proposta, apresentada na discussão do Orçamento do Estado para 2017, foi rejeitada.

O PCP tem defendido e lutado pela atualização anual das reformas e pensões, com vista à reposição do poder de compra perdido, entre 2011 e 2015, pelos pensionistas que durante a sua vida descontaram para a Segurança Social, ou para a Caixa Geral de Aposentações, e têm direito a ver as suas pensões valorizadas.

Na Península de Setubal realizaram-se diversas acções de esclarecimento, designadamente em Almada, com banca de rua e contactos nos centros de convívio das associações de reformados; no Seixal, Sesimbra, Barreiro, Palmela, Moita e Setúbal, nos centros de convívio e noutros locais de maior concentração de reformados e pensionistas; o debate com reformados na Associação de Reformados de São Sebastião-Setúbal; a acção junto à Caixa Geral de Depósitos da Baixa da Banheira onde actualmente, em consequência do encerramento do Balcão do Lavradio, se juntam extensas filas de reformados para levantar as suas reformas manifestando o seu descontentamento pelo tempo que esperam no atendimento e pelas deslocações a que são obrigados os que vêm do Lavradio.

O PCP continuará a lutar pelo aumento real de todas as reformas e pensões, como um instrumento fundamental para o combate à pobreza entre idosos, para garantir a sua autonomia económica e social, e para valorizar os descontos e as carreiras contributivas.

Este é um compromisso do PCP com os trabalhadores, os reformados e o povo português.

O Gabinete de Imprensa da DORS do PCP