Estas listas integram 553 independentes, o que representa 33% dos candidatos. Nas listas às assembleias de freguesia dos concelhos de Alcochete, de Palmela e de Sesimbra, mais de metade dos candidatos são independentes. Números que confirma a CDU como o grande espaço de participação de cidadãoes independentes em defea das suas terras.

A participação de mulheres nas listas da CDU é também um aspecto a que é dada particular atenção. O Distrito de Setúbal é, segundo a DGAI, o que tem maior número de mulheres eleitas nas Autarquias (35%), facto a que não é alheio o forte peso eleitoral da CDU.

As políticas do Governo PSD/CDS e do anterior Governo PS/Sócrates, de redução de direitos no trabalho, de roubo nos rendimentos de quem trabalha, de aumento e de desregulação dos horários de trabalho, de cortes dos apoios e prestações sociais, têm criado cada vez mais obstáculos à participação das mulheres na sociedade. A CDU considera de relevante valor a participação das mulheres nas suas listas, num quadro em que se acentuam os constrangimentos nas suas vidas: 41% dos candidatos são mulheres; nas listas às assembleias municipais de Palmela e de Sesimbra a percentagem de mulheres candidatas é de 44% e de 45% respectivamente; nas listas às câmaras municipais do Barreiro, da Moita e de Palmela a percentagem de mulheres é de 44%.
 
rejuvenescimento é também um elemento a realçar nas listas apresentadas. A CDU integra nas suas listas 562 candidatos com idade inferior a 40 anos, o que representa 33% dos candidatos, no total. No entanto, esta percentagem sobe para 50% se analisarmos o conjunto das listas às assembleias de freguesia do concelho da Moita e as lista à Câmara Municipal da Moita e do Barreiro, e para 46% na lista à Câmara Municipal de Palmela.
 
É preciso lembrar que a extinção de 21 freguesias na Península de Setúbal, por opções políticas anti-democráticas do Governo PSD/CDS e do PS – não esquecendo que foi pela mão do PS que no concelho de Lisboa o número de freguesias foi reduzido para metade e que a redução de autarquias está prevista no memorando das Troikas -, o número de candidatos e, consequentemente, de mandatos a eleger nestas eleições autárquicas diminuiu em relação às eleições de 2009.
 
O Gabinete de Imprensa da DORS do PCP