Alfredo José Monteiro da Costa, de seu nome completo, professor do Ensino Secundário, natural de Coruche, tem 53 anos de idade e vive no concelho do Seixal há mais de 3 décadas. Casado, é pai de dois filhos.

O candidato da CDU, que é presidente da Câmara Municipal do Seixal desde Janeiro de 1998, possui vasta e notável experiência nos domínios político e social.

É membro da Junta Metropolitana de Lisboa e actual presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal, onde tem desempenhado um papel importante. Afirmando o projecto de desenvolvimento da Península de Setúbal, tem contribuído para a valorização e a importância da região no contexto nacional, nomeadamente em projectos como o novo Aeroporto Internacional de Lisboa, o prolongamento do Metro Sul do Tejo e a Ponte Barreiro/Chelas.

Tem tido um papel de grande relevo, enquanto Presidente da Câmara Municipal do Seixal, na luta que tem vindo a ser dinamizada juntamente com a população, com as comissões de utentes e o movimento associativo e popular pela construção de um novo Hospital na Região, no concelho do Seixal.

Preside ao Conselho de Administração da Rede Nacional de Cidades Saudáveis, ao mesmo tempo que integra o Conselho Geral da APIS-Associação do Parque Industrial do Seixal e o Conselho Consultivo da Universidade Aberta.

É membro do Conselho Geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Entre 1990 e 1997, Alfredo Monteiro foi responsável pelo Pelouro da Cultura, Educação, Desporto e Juventude da Câmara Municipal do Seixal, sendo membro, simultaneamente, da Assembleia Intermunicipal, da Comissão Especializada da Área Sócio-cultural e do Conselho de Administração da Associação de Municípios do Distrito de Setúbal.

De 1986 a 1989, foi secretário e, posteriormente, presidente da Assembleia de Freguesia de Corroios.

Participou na Comissão de Cultura, Desporto e Juventude da Associação Nacional de Municípios Portugueses, de 1994 a 1997;

no mesmo período, representou esta instituição junto do Conselho Nacional do Desporto, do Conselho Superior de Bibliotecas Escolares e do Grupo de Trabalho dos Arquivos Históricos Municipais.

Como professor, Alfredo Monteiro foi presidente do Conselho Directivo e do Conselho Pedagógico da Escola Secundária José Afonso, do Seixal, delegado do Grupo Pedagógico, Delegado à Formação de Professores, Coordenador do Projecto Minerva-Novas Tecnologias de Informação e Formador na Escola Superior de Educação de Setúbal, na vertente de Prática Docente. Na defesa da escola pública e nos direitos da classe docente, foi delegado sindical do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa.

Integrou, em 1974, o MJT-Movimento da Juventude Trabalhadora, tendo vindo a aderir ao Partido Comunista Português na primavera revolucionária, em Maio de 1974.

Fez parte, de 1974 a 1976, da Comissão Concelhia de Coruche, sendo actualmente membro da Comissão Concelhia do Seixal e da Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP.