PCP questiona o Governo sobre o Serviço de Oncologia do Hospital do Barreiro

Sobre a situação do serviço de oncologia do Hospital do Barreiro, o Governo assumiu a necessidade de contratar mais um especialista e que já tinha sido publicado em Diário da República o aviso de procedimento concursal para o efeito a 10 de Agosto.

No entanto, passados mais de dois meses, as condições de funcionamento do serviço de oncologia do Hospital do Barreiro agravam-se. Não se verificou o reforço de médicos neste serviço.

Segundo declarações públicas do responsável deste serviço são precisos mais três especialistas, muito embora a Administração do hospital só tenha autorizado a contratação de um.

Há largos meses que o serviço de oncologia funciona em situação de pré-ruptura devido à saída de médicos, podendo mesmo colocar em causa a idoneidade formativa deste serviço para a formação dos 7 internos. O Hospital do Barreiro fez um grande investimento para dotar o serviço de oncologia de equipamentos e outros meios adequados para o tratamento das doenças oncológicas.

Aliás, é o único hospital na Península de Setúbal que possui as equipas e a capacidade de garantir o ciclo completo do tratamento do cancro, de assegurar a cobertura aos casos de doenças aguda oncológica, tendo presente um médico oncologista até às 24h durante 365 dias e de ministrar ensino pós-graduado de oncologia e de radioterapia.

Como se pode comprovar, é desta forma - desinvestindo e não assegurando as condições de funcionamento deste serviço - que o Governo potencia os investimentos realizados e valoriza o empenho dos profissionais de saúde na criação de um serviço de excelência no Serviço Nacional de Saúde.

Esta situação cria dificuldades acrescidas no acesso dos doentes oncológicos (são cerca de 5 mil doentes oncológicos acompanhados por este hospital) aos tratamentos de que necessitam.

Há atrasos na realização de consultas e exames.

Os utentes e doentes demonstraram no passado dia 20 de Outubro, o seu descontentamento com a situação em que se encontra o serviço de oncologia do hospital do Barreiro, através da realização de uma marcha no Concelho do Barreiro, que contou com a participação de mais de duas mil pessoas.

Os deputados do PCP, Paula Santos, Francisco Lopes e Bruno Dias, perguntaram ao Governo para quando está prevista a conclusão do procedimento consursal para a contratação de um médico oncologista para o serviço de oncologia do hospital do Barreiro e porque não foi autorizada a contratação dos três especialistas necessários, para manter o bom funcionamento do serviço e os cuidados de saúde adequados e atempados aos doentes oncológicos.