A Comissão de Utentes do Centro de Saúde da Moita está a dinamizar um abaixo-assinado a exigir a abolição das taxas moderadoras, a gratuitidade na aquisição de medicamentos para doenças crónicas, a dotação do Centro de Saúde da Moita com pessoal médico, de enfermagem e administrativos adequados às necessidades e a defesa do Serviço Nacional de Saúde, universal, geral e gratuito.

De acordo com a informação prestada pela Comissão de Utentes, o Centro de Saúde da Moita abrange cerca de 20 mil utentes das Freguesias da Moita, Sarilhos Pequenos e Gaio-Rosário.

Tem-se registado a redução sucessiva dos meios humanos e técnicos. Saíram 5 médicos, sem terem sido substituídos, tal como o número de enfermeiros e administrativos é manifestamente insuficiente. O centro de saúde até perdeu o telefonista, tornando o contacto via telefone muito demorado.

Cerca de 50% dos utentes do centro de saúde não têm médico de família e o tempo de espera para uma consulta chega a atingir 4 meses.

Para além da enorme carência de profissionais de saúde, foi reduzido o número de dias e horário de horário de funcionamento.

A degradação do acesso aos cuidados de saúde que se verificam no Centro de Saúde da Moita decorrem dos cortes orçamentais impostos pelo Pacto de Agressão da troika, subscrito por PS, PSD e CDS-PP e das políticas do Governo PSD/CDS-PP. Apesar do Governo apregoar o reforço ao nível dos cuidados de saúde primários, as políticas que implementam, de redução de trabalhadores e de redução do horário de funcionamento de serviços ou o seu encerramento, conduzem à deterioração das condições de resposta ao nível dos cuidados de saúde primários.

O desinvestimento nos cuidados de saúde primários tem impactos muito negativos nos utentes, criando dificuldades acrescidas no acesso à saúde.

Os deputados do PCP, Paula Santos, Francisco Lopes e Bruno Dias, quiseram saber que medidas vai o Governo tomar para reforçar os meios humanos no Centro de Saúde da Moita, nomeadamente de médicos, enfermeiros e administrativos e se o Governo pretende repor os horários e os dias de funcionamento do Centro de Saúde da Moita.

Os deputados do PCP interrogaram também o Governo para saber como pretende este garantir o acesso aos cuidados de saúde dos utentes das Freguesias da Moita, Sarilhos Pequenos e Gaio-Rosário, com qualidade e num tempo adequado.