PCP questionou Governo sobre o encerramento da CGD em Fernão Ferro

Depois do encerramento de dezenas de agências da Caixa Geral de Depósitos (CGD), está em curso uma nova vaga de encerramentos, o que resulta na limitação da sua capacidade e não na sua expansão. Desde o primeiro momento afirmámos que a capitalização da CGD não poderia conduzir à redução de atividade e de serviço público. A aceitação do plano de reestruturação da CGD associado à recapitalização pode significar uma verdadeira destruição do negócio da CGD em benefício de outras instituições privadas.

Do que tem vindo a público, a CGD pretende encerrar novamente dezenas de agências no país. Destas foi divulgada a listagem com as primeiras 25 agências a encerrar, da qual consta a agência da CGD de Fernão Ferro, no concelho do Seixal.

Fernão Ferro é uma freguesia com quase 20 mil habitantes. A possibilidade de encerramento da agência da CGD nesta freguesia constitui um enorme prejuízo para a população e para atividade económica, assente sobretudo em micro e pequenas empresas, deixando obviamente espaço para que a CGD perca atividade para uma instituição bancária privada.

Sendo a Caixa Geral de Depósitos um banco público, tem obrigações de serviço público junto da população, assim como desempenha um importante papel no desenvolvimento da economia.

O Governo não se pode colocar à margem deste processo. O Governo tem a responsabilidade de intervir, no sentido da salvaguarda do serviço público.

O Grupo Parlamentar do PCP entregou um pergunta escrita ao Governo para que, por via do Ministério das Finanças, sejam prestados os seguintes esclarecimentos:

1- Considerando que a Agência da CGD em Fernão Ferro se insere numa freguesia com cerca de 20 mil habitantes e uma forte atividade económica, qual a justificação para o seu encerramento?

2. Foram avaliados os impactos desta decisão na acessibilidade da população a este serviço público? Reconhecem que a deslocação da população para outra localidade para aceder a este serviço público é prejudicial?

3. Foram avaliados os impactos nos setores produtivos e no setor económico?

4. Foram acautelados os direitos e os postos de trabalho dos trabalhadores?

Perante o exposto pondera manter a agência da Caixa Geral de Depósitos em Fernão Ferro em funcionamento?