Deficiências no funcionamento da ES Sebastião da Gama

O Grupo Parlamentar do PCP teve conhecimento das inúmeras preocupações dos estudantes sobre as condições de funcionamento da Escola Secundária Sebastião da Gama.

Apesar de a escola ter sido intervencionada há pouco tempo, estão já identificadas algumas deficiências decorrentes de uma política de ataque à Escola Pública, muito agravada pelo anterior Governo PSD/CDS, como são exemplos a falta de cacifos, o não funcionamento dos projetores nas salas de aula por falta de lâmpadas, as más condições físicas e higiénicas das casas de banho e as más condições climatéricas nas salas de aula.

As turmas estão sobrelotadas, não permitindo ao professor acompanhar com maior proximidade a evolução de cada estudante, o que do ponto de vista pedagógico é contraproducente e não contribui para o sucesso escolar.

Relativamente à alimentação, a qualidade das refeições servidas no refeitório escolar não está assegurada e os preços no bar têm vindo a aumentar.

A carência de funcionários na escola é uma realidade, o que coloca em causa o normal funcionamento da escola. Faltam assistentes técnicos nos serviços administrativos e faltam assistentes operacionais, sentindo-se sobretudo nos pavilhões e na reprografia, que já reduziu o seu horário.

Os deputados do PCP, Paula Santos, Francisco Lopes e Bruno Dias, quiseram saber que medidas pretende o Governo tomar para assegurar as adequadas condições de funcionamento da escola e que pretende fazer para garantir a qualidade das refeições servidas nesta escola.

Face à carência de funcionários, os deputados comunistas perguntaram que medidas pretende o Governo tomar para que esta escola seja dotada do número de funcionários adequado para garantir o normal funcionamento. Também quiseram saber se o Governo vai proceder à abertura de concurso para a contratação dos trabalhadores em falta, integrando-os na carreira com vínculo público.

O Gabinete de Imprensa da DORS do PCP