Esta votação, aliada à perda de cerca de 45 mil votos do PS, expressa a enorme condenação à política de direita praticada ao longo dos anos pelos Governos do PS, PSD e CDS-PP, que condenou milhares ao desemprego, à precariedade, aos baixos salários, ao abandono escolar, às baixas pensões, à degradação das condições de vida. Tal como fizeram em centenas de acções de luta, os trabalhadores, os estudantes e a população de Setúbal mostraram um cartão vermelho à política de direita, sinal de vontade de mudança e ruptura.


O PCP saúda os muitos milhares de eleitores que confiaram o seu voto à CDU. Homens e mulheres, de todas as idades, origens e profissões que deram, através da sua opção de voto, a contribuição mais útil, coerente e segura para exigir um novo rumo para a política no nosso país e na Europa.


A palavra que deixamos é simples: continuar a honrar os compromissos que assumimos com os trabalhadores e o povo português na luta por melhores salários, pelo emprego com direitos, pela protecção aos desempregados, por uma vida digna, pelo direito à saúde, à habitação, à educação, à cultura e ao desporto, pela felicidade e o bem estar. Deixamos o nosso compromisso de continuarmos a ser uma força política séria e honesta, presente todos os dias nas empresas, nos locais de trabalho e de residência, e a ser a voz dos trabalhadores e das populações no Parlamento Europeu, na Assembleia da República e nas Autarquias Locais.

 

O apelo que deixamos é simples: que continuem a confiar, a apoiar, a participar e a contribuir para o crescimento da CDU e do PCP. É essa a mais sólida garantia de eleger os deputados e os autarcas que darão expressão às aspirações dos trabalhadores, do povo, da juventude, dos reformados e pensionistas, dos micro, pequenos e médios empresários a uma vida melhor, mais digna e mais feliz.


Quanto mais votos e mais mandatos obtiverem o PCP e a CDU, mais força terá o projecto de desenvolvimento do distrito de Setúbal que promove a coesão e identidade territorial, a diminuição das desigualdades e a promoção da integração social, a criação de empregos, a melhoria das qualificações profissionais, da qualidade do emprego e das condições de trabalho, que promova o desenvolvimento integrado da região, a diversificação, modernização e expansão das actividades económicas, em particular dos sectores produtivos e a promoção do ordenamento do território, da defesa do ambiente, da valorização do património histórico e cultural e da qualidade de vida dos cidadãos.


Quanto mais força tiverem o PCP e a CDU nas próximas eleições legislativas e autárquicas, quanto mais votos e mais mandatos obtiverem, com mais força se abrirá caminho a uma nova política, ao serviço do povo e do país.


A Direcção da Organização Regional de Setúbal do Partido Comunista Português