A Comissão de Freguesia da Baixa da Banheira do PCP reunida a 11 de Agosto de 2015 analisou a situação social e política do país bem como várias questões locais.

Entendemos que a situação do Centro de Saúde da Baixa da Banheira é cada vez mais preocupante. A falta de recursos humanos, bem como as condições precárias e inseguras, onde os serviços de saúde são prestados, não podem continuar. Continuamos a exigir um novo centro de saúde com condições para ter todas as valências de que a população precisa. Recordamos que a população da freguesia da Baixa da Banheira já luta por este novo Centro de Saúde há mais de 30 anos e que o PCP tudo tem feito para que este seja uma realidade. Propostas em sede de Assembleia da República, perguntas ao governo e várias ações dirigidas à população

A Câmara Municipal da Moita cedeu um terreno e pagou um projeto para o efeito. Apesar disso, os sucessivos governos de PS, PSD e CDS, têm impedido a sua construção, ao mesmo tempo que constroem centros de saúde em todo o país, alguns dos quais encerrados posteriormente.
A situação é tanto ao mais grave quando deputados eleitos pelo distrito de setúbal assumem estar ao lado da população e na hora da decisão votam contra o nosso povo.

O PS votou mais de 18 vezes contra a construção deste equipamento, mas em campanha eleitoral lá o vão prometendo. PSD e CDS ora votam a favor, ora votam contra, ainda há poucos meses consideraram o equipamento como uma prioridade, mas agora entendem que a sua construção pode esperar porque têm mais de uma dezena de centros de saúde para construir na Área Metropolitana Norte de Lisboa.
Uma palavra para o trabalho realizado pela Comissão de Utentes da Saúde da Baixa da Banheira que tem reunido com os responsáveis pelo Centro de Saúde, Hospital do Barreiro e Coordenação dos Centros de Saúde do Arco Ribeirinho e dessas reuniões tem dado informação à população em plenários públicos.

A luta continua!

Outro assunto que nos mereceu uma ampla reflexão tem que ver com o funcionamento do Posto de Atendimento da Segurança Social na Baixa da Banheira. Depois de 3 longos anos de boicote do PS que impediu a abertura deste serviço público e depois de este estar a funcionar e bem, as medidas economicistas do governo PSD/CDS levaram a uma redução dos trabalhadores no serviço o que degradou a prestação do mesmo à população.

Estes são dois exemplos concretos de que vale a pena lutar, de que vale a pena responsabilizar quem tanto mal nos tem feito. O PCP e a Comissão de Freguesia da Baixa da Banheira do PCP reafirmam mais uma vez tudo fazer para lutar pela melhoria da oferta destes serviços públicos à população, não deixando de responsabilizar as forças políticas que do outro lado da barricada têm tomado medidas e construído políticas que atacam os direitos dos banheirenses, sendo estes dois exemplos apenas uma pequena parte das malfeitorias dos sucessivos governos.