A Festa do Avante!, a maior iniciativa politico-cultural de massas de Portugal, realiza este ano a sua 41.ª edição, nos próximos dias 1, 2 e 3 de Setembro, na Quinta da Atalaia, Amora, Seixal. Afirmando a sua identidade e características, sempre renovada e com novos motivos de interesse, que justificam o regresso ou a sua visita pela primeira vez, a Festa do Avante! constitui pela sua dimensão, diversidade e impacto um momento marcante na vida política e cultural do País.

Realiza-se a poucas semanas das Eleições Autárquicas, pelo que o trabalho da CDU nas Autarquias, o desenvolvimento regional e a afirmação do projecto autárquico do PCP e da CDU não deixarão de marcar, no plano político, o programa da Festa.

A importância das frentes ribeirinhas e a produção nacional, as lutas e aspirações da população e dos trabalhadores da Região e as Eleições Autárquicas vão estar patentes no conteúdo político do espaço da Organização Regional de Setúbal do PCP na Festa. As propostas para uma política alternativa, patriótica e de esquerda, a reindustrialização, o emprego com direitos, o acesso à saúde, os transportes públicos de qualidade e as acessibilidades, a defesa da gestão pública da água e dos resíduos, a recusa das privatizações em vários sectores estratégicos são temas abordados.

Realçamos a elevada participação de estruturas associativas e artistas da Região de Setúbal na Festa.

A BIENAL DE ARTES PLÁSTICAS conta com a presença de seis artistas plásticos da Região: Ana Férias, com "Plastic landscape 1 e 2" (fotografia), Ana Teixeira, com a obra "Ainda não é o fim, é talvez um pouco tarde..." (montagem fotográfica digital), Ângela Gaspar, com as obras "Rebentos No Land" (aguarela e carvão) e "Mutação" (aguarela s/ papel), Gilberto Gaspar, com a obra "Business man" (acrílico s/ tela), Helder Peleja, com a obra "A minha terra" (acrílico s/ tela), Mónica Garcia, com a obra "Arquitecturas flutuantes" (carvão e borracha s/ papel).

O DESPORTO na Festa conta com milhares de atletas e dezenas de modalidades. De entre eles, destacamos a participação de vários clubes, grupos desportivos e associações da Região, tais como Portugal Cultura e Recreio, Casa do Povo de Corroios, Associação de Taekwondo do Distrito de Setúbal, CSS de Pinhal de Frades, Associação de Basquetebol de Setúbal, Independente Futebol Clube Torrense, Clube de Pessoal da Siderurgia Nacional, Sociedade Filarmónica Recreativa e União Alhos Vedrense, Escola do Jogo do Pau do Concelho da Moita, Clube Recreativo Pombalense, CCD das Paivas, Amora Futebol Clube, Academia do Sporting da Cova da Piedade, Belenenses do Barreiro, Grupo Desportivo Criar T Seixal Hoquei, Grupo Desportivo Fabril.

O PALCO SETÚBAL contará com três momentos de intervenção política:

- Sábado às 15h, DEBATE - "Mais Direitos, Mais Futuro, Não à desregulação dos horários do trabalho"

- Sábado às 18h, MOMENTO DE SOLIDARIEDADE COM O POVO SAHARAUI (Sahara Ocidental)

- Domingo às 15h, DEBATE - "Participação popular, marca das Autarquias CDU"

Os grupos musicais a actuar no PALCO SETÚBAL são: Rumores d'Alentejo (Almada), Valu (Barreiro), Della Mota (Setúbal), Johnny's Band (Barreiro), Alcoolémia, Loosense (Setúbal), B-skila (Moita), Fast Eddie Nelson (Barreiro), Ossos do Ofício (Seixal), Surconciente (Venezuela), Guitarras de Amigos (Montijo), Banda Big-Up (Moita), Grupo de Concertinas (Almada).

Da programação do AVANTEATRO fazem parte a Companhia de Dança de Almada ("Fobos") e a Companhia de Teatro de Almada ("As aventuras de Guinhol"). Assinala-se o centenário do nascimento de Romeu Correia, desportista, escritor e dramaturgo, natural de Cacilhas, que dedicou quase toda a sua obra romanesca e dramatúrgica a Almada e às suas gentes, com a apresentação das peças "O cravo espanhol" pelo Teatro da Terra e "Bonecos de luz" pela Companhia de Teatro de Almada.

No PALCO NOVOS VALORES actua a banda vencedora do Concurso de Bandas na Região: In Extremis (Seixal).

No PALCO 25 DE ABRIL, integra a programação a actuação dos "Margem Soul" (Seixal).

Integrada na programação do PALCO ARRAIAL, está a participação do Grupo de Danças e Cantares dos Redondos e Grupo de Dançares da APPACDM – Setúbal.

No PALCO SOLIDARIEDADE actuam "Vozes d'Água (Almada) e Almada Street Band.

Participam, ainda, em momentos de animação de rua, os Bardoada, KarmaDrums e os Tocá Rufar.

Os vários espaços de restauração constituem uma ampla "montra" da riqueza e diversidade da gastronomia da Península de Setúbal. O tradicional choco frito, o arroz de polvo, a feijoada de choco, a massada de peixe, os melhores vinhos, queijos e doces da Região marcam presença.

O Gabinete de Imprensa da DORS do PCP

http://www.festadoavante.pcp.pt/2017/
http://www.festadoavante.pcp.pt/2017/palco-setubal