Realiza-se a poucas semanas das eleições para a Assembleia da República, pelo que a afirmação das propostas e projecto do PCP e da CDU não deixarão de marcar, no plano político, o programa da Festa.

As lutas e aspirações da população e dos trabalhadores da Região vão estar patentes no conteúdo político do espaço da Organização Regional de Setúbal do PCP na Festa. As propostas para uma política alternativa, patriótica e de esquerda, a reindustrialização, o emprego com direitos, o acesso à saúde, os transportes públicos de qualidade e as acessibilidades, a defesa da gestão pública da água e dos resíduos, a recusa das privatizações em vários sectores estratégicos são temas abordados.

Realçamos a elevada participação de estruturas associativas e artistas da Região de Setúbal na Festa.

A BIENAL DE ARTES PLÁSTICAS conta com a presença de dois artistas plásticos da Região: Gilberto Gaspar, com a obra "Velha do brinco" (óleo s/ tela) e Helder Teixeira Peleja, com a obra "Todos viemos de algum lado" (acrílico s/ tela).

O DESPORTO na Festa conta com milhares de atletas e dezenas de modalidades. De entre eles, destacamos a participação de vários clubes, grupos desportivos e associações da Região, tais como Portugal Cultura e Recreio, Ginásio Clube de Corroios, CCR Alto do Moinho, Casa do Povo de Corroios, Associação de Taekwondo do Distrito de Setúbal, CCS de Pinhal de Frades, Associação de Basquetebol de Setúbal, Seixal Futebol Clube, Clube Recreativo Piedense, Associação de Moradores dos Redondos, Independente Futebol Clube Torrense, Clube Recreativo da Cruz de Pau, CRD Miratejo, CRD Brasileiro/Rouxinol, GD Corações de Vale Figueira, Associação de Paralisia Cerebral de Almada e Seixal, CCD de Brejos de Azeitão, Sociedade Filarmónica Operária Amorense, Clube de Pessoal da Siderurgia Nacional, Sociedade Filarmónica Recreativa e União Alhos Vedrense.

O PALCO SETÚBAL contará com três momentos de intervenção política:

- Sábado às 15h, DEBATE - A BATALHA ELEITORAL "LEGISLATIVAS 2015"

- Sábado às 18h, MOMENTO DE SOLIDARIEDADE COM A PALESTINA

- Domingo às 15h, DEBATE SOBRE AS PRIVATIZAÇÕES

Os grupos musicais a actuar no PALCO SETÚBAL são: Karma Drums, Carla Russo e Nuno Correia, Valu, Se7, XXL Blues, New Mecanica, Luis Galrito, J.Pac, Dvícios, Horas Vagas, Tony da Costa, Enraizarte, Grupo Coral Alentejano das Paivas.

Da programação do AVANTEATRO fazem parte o Teatro Estúdio Fonte Nova ("O Homúnculo"), O Bando ("Em nome da terra" e "Senhor Imaginário"), a Companhia de Dança de Almada ("Re-ligações") e a Companhia de Teatro de Almada ("O Mandarim"). O Bando é alvo de homenagem pelo seu notável trabalho.

No PALCO NOVOS VALORES actua a banda vencedora do Concurso de Bandas na Região: Margem Soul (Seixal).

No PALCO 25 DE ABRIL, a actuação dos "Expensive Soul" contará com um
contributo dos "Tocá Rufar" (Seixal).

Integrada na programação do PALCO ARRAIAL, está a participação do Grupo de Dançares da APPACDM – Setúbal.

No PALCO SOLIDARIEDADE actuam Norma d'Alma, Marko i Blacky Orkestar e Caja Bucalho, bandas musicais que integram músicos da Região.

Os vários espaços de restauração constituem uma ampla "montra" da riqueza e diversidade da gastronomia da Península de Setúbal. O tradicional choco frito, o arroz de polvo, a feijoada de choco, a massada de peixe, as conservas de Setúbal, os melhores vinhos, queijos e doces da Região marcam presença.