Igualmente no dia 9 de Junho, realizar-se-ia no Ponto de Encontro (Casa da Juventude) em Cacilhas, a Eliminatória Concelhia de Almada que contou com a participação das Bandas: Kronix SouthSide, Mascaranhas, Mendigos e Ladrões, The Vanishaffair, CHAINS OF THOUGHTChains of Thought e Banda Convidada C4.

Estas foram as duas primeiras eliminatórias, num conjunto de 6 a realizar na Região de Setúbal, estando marcadas a Eliminatória de Seixal para dia 15 de Junho, na Sociedade Filarmónica Seixalense, para dia 16 de Junho Eliminatória da Moita, no largo da zona ribeirinha, a de Setúbal também para dia 16 de Junho na Sociedade Filarmónica Caprichos Setubalense e a Eliminatória do Barreiro para o dia 22 de Junho para a Sociedade os Penicheiros.

Sendo que nestas duas primeiras eliminatórias ficaram apuradas as bandas: Maybell (Montijo) e a Banda Mendigos e Ladrões (Almada) para tocarem na Final Regional de Setúbal do PNV Festa do Avante 2012, no próximo dia 23 de Junho, no Largo do Casal, Barreiro.

Tendo passado por estas duas primeiras iniciativas, mais de 500 pessoas, na sua maioria jovens, muitos deles pela primeira vez tiveram contacto com a Organização da JCP, e com a própria Festa do Avante!


 Esta iniciativa tem como objectivos a divulgação e afirmação da edicção da Festa do Avante deste ano, como também promover um espaço de luta da juventude pelo acesso à cultura para todos. Este ano com lema "Por Abril, contra a Troika Tocar é Lutar!", apelou-se fortemente para a participação na próxima jornada de luta convocada pela CGTP-IN, em Lisboa às 15h no Marquês de Pombal, para o próximo dia 16 de Junho, para que possam participar no Acampamento da Paz, dinamizado pela Plataforma dos 35 Anos da CRP, que se realizará nos próximos dias 27, 28 e 29 de Julho em Avis, para além de poderem ir à Festa do Avante nos próximos dias 7, 8 e 9 de Setembro, na Quinta da Atalia, Amora e Seixal.